Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2012

Sabonetes naturais e 100% vegetais, um pouquinho dos benefícios da natureza na nossa rotina diária

Olá, Pessoal!!


Desde que comecei o meu processo de reconexão a natureza, que foi quando iniciei com o blog Zen Clean, venho utilizando os sabonetes vegans (100% vegetais) e sabonetes feito sobre processo a frio (cold process) que são naturais e artesanais. Estes sabonetes, além de fazerem bem para a pele*, incrivelmente produzem um bem estar muito grande e a sensação é como se fosse uma "lavada na alma" no banho.


O sabonete Cold Process é um sabonete de base vegetal, elaborado através da combinação de óleos e manteigas vegetais, de espuma abundante e cremosa, rica em glicerina natural, aromatizada com óleos essenciais. Não são utilizados corantes artificiais, aromas sintéticos ou conservantes químicos. Apenas óleos e manteigas vegetais e óleos essenciais.

Savon original de Marseille
Dentre os sabonetes naturais mundialmente mais conhecidos e requisitados estão:


Savon de Marseille:  Elaborado de maneira artesanal com 72% de óleo de oliva desde a idade média nas proximidades da cidade de Marselha, na França. Atualmente ele é produzido com origem controlada e só o sabão feito na região com rígidos critérios podem ser chamados de Savon de Marseille. A mistura é preparada em calderões gigantes e além do óleo de oliva são adicionados óleos vegetais, cinzas alcalinas derivadas de plantas da região e água do mar que é esquentada durante dez dias. A mistura é colocada para secar, e após cortar os sabonetes em cubo, os mesmos secam lentamente recebendo o carimbo.
Após carimbados, os sabonetes secam ao sol e com ajuda de fortes ventos do Mediterrâneo.


Sabonetes da Lush (marca inglesa inspiradora da Body Store): seus sabonetes são artesanais e naturaissem químicas, nem conservantes além de serem lindos, charmosos e cheirosos.
Tanto que a Julia Roberts, Sarah Jessica Parker, John Malkovich e Madonna não dispensam seus produtos. 


Vitrine charmosa de sabonetes da Lush 
Vamos a principal pergunta de vocês, onde comprar estes sabonetes vegetais?

No mercado existem vários marcas que oferecem sabonetes 100% vegetais, tais como Cadiveu, Phebo, Est, Granado, L`Occitane (tem uma linha vegetal) entre outros.

Eu já testei vários desses, entretanto, por um motivo (energético e "alquímico" talvez), os sabonetes artesanais em cold process proporcionam um maior bem estar e equilíbrio para mim e muitas pessoas das quais conversei concordam comigo.

Como selecionar um bom fornecedor de sabonetes artesanais e naturais?


Recomendo uma pessoa que trabalhe com fornecedores de ingredientes de qualidade e matérias primas certificadas.


Também acredito no poder alquímico e na arte de fazer sabonetes (o mesmo acontece na culinária).


O processo da mistura da massa é mágico, pois exige: amor, arte, atenção, dedicação e todo um despejo de energia. Com excelentes materiais, não há nada melhor para o corpo e a alma. 


Espero que tenham gostado.


Beijos e bom banho;)


*o fato de fazer bem para a pele não indica cura de problemas na pele, neste caso recomendamos a ida a um dermatologista. 


 referências:
http://maisqueperfume.blogspot.com.br/2009/06/sabonetes-da-provence-maravilhas-em.html





2 comentários:

  1. Estes sabonetes seriam os de glicerina?

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo meus parabens.
    Aprenda a fazer sabonetes artesanais e conquiste um renda extra que pode variar de R$2.600 a R$9.000 por mês, trabalhando em casa.
    Kit sabonetes artesanais: https://bit.ly/2u0ioSr

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o meu blog.
Retornarei o contato o mais breve possível.
Beijos e volte sempre:)