Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

Alternativas sustentáveis e saudáveis ao incenso sintético


Pessoal,

Eu estava querendo fazer um post sobre incensos a um tempo e hoje li um post completo falando sobre  aromatizadores e creditado pela a minha nova amiga virtual Carolina Daemon Oliveira, supervisora certificada em segurança e Meio ambiente. 


Resumi aqui pontos importantes do post, que todos nós precisamos saber sobre os incensos:

  • Queimar incenso e demais aromatizadores são um risco à saúde, a fumaça de um incenso equivale, em benzeno, à de 3 cigarros;
  • Queimando um incenso todos os dias, por exemplo, a pessoa inala a mesma quantidade de benzeno -substância cancerígena - contida em três cigarros, ou seja, em torno de 180 microgramas por metro cúbico. Há também alta concentração de formol, cerca de 20 microgramas por metro cúbico, que pode irritar as mucosas.
Por que isso acontece, já que na antigüidade ele era usado no sentido de purificação e proteção?

  • As substâncias de hoje nem de longe lembram as especiarias aromáticas com as quais o incenso era fabricado no passado, como gálbano, estoraque, onicha e olíbano. Se há uma leve semelhança, ela reside na forma obscura da fabricação. No passado, o incenso era preparado secretamente por sacerdotes
  • Incensos não são mais feitos de sal grosso, carvão vegetal e óleos essenciais (como os primeiros sacerdotes israelitas foram ensinados), mas de essências artificiais e muita química, incluindo formol.
O que a Carolina utiliza na casa dela e eu recomendaria para vocês também: 
  • Folhas de eucalipto e cedro no vasos (eles duram muito e deixam a casa com cheiro de sítio)
  •  Ervas frescas como alecrim, hortelã, poejo e manjericão também perfumam o ambiente
  • Papier d´armenie, um incenso natural e biodegradável francês, feito em papel de papiro e naturalmente aromatizado com uma essência muito suave. Uma instituição nacional que existe há 120 anos e torna a vida mais cheirosa, sem agredir à saúde e o meio ambiente.
  • Óleos essenciais (sempre nossos queridos presentes!!!), os mesmos da fórmula de composição dos bons cosméticos sustentáveis, são óleos naturais extraídos diretamente de muitas plantas e flores potencializadas, para uso medicinal, cosmético e hedonista, já que o corpo, a  mente e o espírito são indissociáveis. Vocês podem diluir em água, águas de rosas, lavanda, melissa e laranjeiras ou ainda álcool de cereias para borrifar o ambiente, e até mesmo diluído em um pouco de água da torneira no difusor (ou rechaud à vela).


O post completo é muito bom e vale a pena dar uma lida também:

http://caroldaemon.blogspot.com.br/2010/10/incensos-e-aromatizadores-de-ambiente-o.html

Espero que tenham gostado das dicas.

Beijos,
Fernanda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog.
Retornarei o contato o mais breve possível.
Beijos e volte sempre:)