Pesquisar este blog

sábado, 14 de abril de 2012

Um pouco mais de paciência, a vida é tão rara...

Olá, Pessoal!


O que me inspirou a escrever este post foi a minha coleção de conhecidos e amigos impacientes e também a música do Lenine que eu amo:


"O mundo vai girandoCada vez mais veloz. A gente espera do mundo. E o mundo espera de nós. Um pouco mais de paciência"

Acredito que a impaciência algumas vezes nos tira de uma zona de conforto e a inquietude que ela gera, pode ser estimulante na busca de novos desafios. Entretanto, como tudo na vida, ela precisa ser bem dosada, pois uma impaciência descontrolada pode prejudicar a nossa saúde e bem estar, assim como atrapalhar o nosso convívio social. 

Vamos ao que os especialistas dizem a respeito:

Segundo Esdras Vasconcellos, professor de psicologia da USP e da PUC-SP e diretor do Instituto Paulista do Estresse, a paciência é uma atitude humanista. Ser paciente é entender e aceitar a si mesmo e aos outros, é  uma virtude necessária para a vida equilibrada, serena. 

 Ser paciente, é possível nos dias de hoje?


Na atualidade, a falta de tempo, a competitividade, o individualismo tem causado a falta de tolerância na maioria das pessoas. Ademais vivemos dentro dos padrões que exigem muito e oferecem pouco para o bem-estar individual. Dá para ser paciente com a pressão no trabalho? Com o trânsito? Com fila? Com as outras pessoas? Com problemas familiares? 

Segundo Roberta de Lucca, na materia da Revista Vida simples (edição 71, grandes temas), ela diz que sim, desde que fique bem entendido que ser paciente é questão de opção e treino. Opção porque decidimos abrir ou não espaço para o que desperta impaciência. O treino da paciência requer saber lidar com as adversidades sem precisar engolir sapos. 

Milton Paulo de Lacerda, psicólogo e autor de livros sobre a paciência, afirma que nesse tipo de situação vale explorar o conceito de assertividade. "Deve-se ter uma atitude positiva diante dos valores que não queremos que se percam para não fazermos papel de bobo." Assertividade, define ele, é um misto de firmeza (garra, energia) e de educação, porque para ser firme não é preciso ser estúpido. Concordar com tudo é submissão e covardia. Mas "soltar os cachorros" por qualquer coisa é agressividade inútil. 

Bem se você precisa treinar a paciência, no site do Zen Habitis oferece 15 dicas que ajudam você neste treino, segue: 


Agora, se você ficou impaciente até mesmo de ler estas dicas e precisa daquela força extra da natureza (literalmente) para o seu treino, pode contar com a ajuda da Aromaterapia, que oferece uma sinergia tiro e queda para o controle da impaciência. 

A sinergia recomendada é a combinação é Ylang Ylang com Camomila. 

Como preparar esta sinergia?

Pingue duas gotas de cada óleo em um aromatizador pessoal; ou cinco gotas diluídas em pouco de água, em difusores elétricos ou difusores com queima de vela.



Na sequência: Aroma Plug, óleo essencial de Ylang Ylang e
óleo essencia de camomila

Sugestão de onde comprar:
  • Lojas e representantes da Bioessência  de lojas físicas ou internet 
Caso optem por outra marca de óleo essencial, vamos as recomendações: saber a procedência (selo de qualidade), recipientes utilizados (cor ambar), tem que após o nome do óleo essencial estar escrito o nome botânico em Itálico.
Prestem atenção também as chamadas de essências aromáticas, quenão servem para tratamento terapêutico.


Espero que tenham gostado do post e peço para que aguardem pacientemente o próximo post no início da próxima semana \o/

Qualquer dúvida, façam contato. 

Beijos,
Fernanda 


fonte de estudo:
http://mdemulher.abril.com.br/revistas/vidasimples/edicoes/071/grandes_temas/conteudo_305214.shtml

Agradecimentos:
A aromaterapeuta Beatriz Yoshimura da Aromalife, sempre tão gentil e generosa comigo, nos conselhos sobre as sinergias
Cecília Giargelli aromaterapeuta e virou uma queria amiga virtual 

2 comentários:

  1. Vou discordar do Roberto de Luca. O treino da paciência nos ajuda a engolir os sapos que a vida nos impõe. E não é só no ambiente de trabalho, mesmo sozinhos, temos que aceitar nossos limites. Já que muita das vezes é vero a máxima: "a pressa é inimiga da perfeição".

    Falando em saber engolir os sapos...
    http://cinemaeaminhapraia.com.br/2010/01/04/o-diabo-veste-prada-ou-a-arte-de-engolir-sapos/
    Esse filme tem em vários níveis :)

    Beijão,

    ResponderExcluir
  2. OI, Obrigada pelo comentário!

    Verdade, mesmo sozinho precisamos aceitar nossos limites.

    Legal a dica do filme, depois me manda mais dicas;)

    Bjs
    Nanda

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o meu blog.
Retornarei o contato o mais breve possível.
Beijos e volte sempre:)