Como disse no post anterior, de uns tempos para cá comecei a ter insônia. Em meio aos meus estudos teóricos de aromaterapia, descobri o óleo essencial de lavanda e comecei a fazer a inalação no banho antes de dormir.
A técnica é simples, basta pingar 5 gotinhas de óleo essencial de lavanda no chão do box e ligar o chuveiro morno ou quente. O óleo de lavanda vai evaporar e a inalação pode ser feita no chuveiro mesmo. Procure ficar relaxado e se puder colocar uma música para tranqüilizar ainda mais o seu banho, o efeito ainda é melhor.
Eu li também, que é possível pingar uma gotinha de óleo essencial no travesseiro, mas ainda não testei isso, porque o banho sempre é uma lavada de alma.
Queria reforçar para vocês, que este procedimento não tem nada de esotérico. O cientista Duraffour (1982) fundamentou a utilização da lavanda no tratamento de estresse e insônia, observando o efeito notável que o óleo tem para equilibrar o sistema nervoso central. O cientista Price (2002) detectou que este óleo encoraja a aceitação de situações dolorosas, dificuldade para conceder perdão a si mesmo e aos outros.
Na aromaterapia ele é muito utilizado para tratar o excesso de preocupação, oscilações de humor, instabilidade emocional.
Uma curiosidade para vocês, a lavanda é adorada a milênios e era o aditivo predileto de banho dos gregos e romanos. O seu nome deriva do verbo latino Lavare, que significa lavar.
Existem várias marcas no mercado para este óleo, mas vou indicar as mais recomendadas, que tenho certeza que o óleo é 100% natural.
Seguem:
Bons sonhos para vocês.