Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

Ansiedade? Tarja verde, já!!!


Ansiedade? Tarja Verde, já!!!

O que me desafiou a escrever este post, foi a leitura de uma matéria informando que o Rivotril é o remédio tarja preta mais vendido do país. O número de vendas é astronômico e soma 14 milhões de caixas por ano.

A reflexão que fiz, foi: será que todas estas pessoas tem realmente alguma patologia e precisam ser medicadas com este  ansiolítico indicado para transtornos de ansiedade, bipolaridade e alguns casos de depressão?

É evidente que é abusiva a indicação desse medicamento tarja preta, que causa dependência e pode provocar uma série de efeitos colaterais, tais como: sonolência, dificuldade de concentração e falhas da memória.

Queria deixar claro, antes de dar continuidade no post, que existe uma linha que separa a ansiedade natural daquela que deve ser tratada e esta é bastante tênue e delicada. Caso não seja avaliada com cuidado pelo médico, a pessoa acaba correndo o risco de eliminar emoções importantes para o desenvolvimento da mente. 

Se você acha que a sua ansiedade é patológica, recomendo procurar um médico especialista. 

Se você é uma pessoa ansiosa por natureza, oscila muitos momentos de muita ansiedade e volta ao equilíbrio, recomendo "tarja verde"para você:)

Existem técnicas "tarja verde"maravilhosas contra a ansiedade e extremamente eficazes e que podem melhorar muito a qualidade de vida e o bem estar, assim como evitar a somatização de doenças futuramente.

Seguem as opções:

1) Óleos essenciais de Laranja e Lavanda:

Pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) coordenados pela  a bióloga Rita Mattei Persoli testaram em laboratório o poder desses óleos essenciais e conseguiram comprovar a ação sedativa e relaxante de ambos.

Ficou comprovado que estes óleos são eficazes para quem sofre com os sintomas da ansiedade, como sentimento de apreensão, palpitações e transpiração, ganha um aliado no combate a essa sensação, muitas vezes incontrolável.

As dicas de uso dadas por estes especialistas são:
Para dormir
Antes de deitar, pingue uma gota do óleo de laranja  e/ou de lavanda em um chumaço de algodão e coloque-o entre a fronha e o travesseiro.

Durante o banho
Pingue de três a cinco gotas de óleo  de lavanda e ou laranja no chão do box e tome banho com água morna. Faça a inalação do aroma.

A lavanda, eu fiz um post sobre ela, recomendaria mais para a insônia. Eu gosto muito de fazer misturas com óleos essenciais, por isso recomendo a mistura do óleo essencial de laranja com lavanda. Entretanto, acho válido vocês testarem o que o organismo de vocês reage melhor. 

2) Óleo essencial de  Ylang Ylang e Lanranja:  
colheita de flores de Ylang Lang

Este é mais recomendado para o uso durante o dia (manhã e tarde)

O Ylang Ylang é um afrodisíaco que acalma e controla a raiva e a ansiedade.

Esta combinação é recomendada para a TPM também. 

Pode ser usado no colar aromático, em vaporizadores de óleos essenciais elétrico ou em queimadores de velas.

Recomenda-se  até 3 gotinhas de Ylang Lang  e óleo de laranja. 

Os vaporizadores são pequenos recipientes com uma vela no fundo e uma tampa em forma de pires que devem ser misturados com um pouco de água. 

Mais uma vez vou ressaltar que vocês precisam ter cuidado ao  comprar um óleo essencial porque é diferente das essências ou dos óleos sintéticos. Para funcionar, tem que ser o óleo essencial puro. 

Onde vocês podem encontrar estes produtos:

- Óleos essenciais de Ylang Ylang, Laranja e Lavanda.
Eu recomendo sempre os da By Samia e os da BioEssência.

Vocês podem encontrar no Mundo verde e em lojas especializadas.

Na internet, tem esta loja que é boa: Viver Zen

Quem desejar um atendimento mais personalizado, pode falar com a Adriana da Aromalife no email: vendas@aromalife.com.br 

Para quem é de Ribeirão Preto, recomendo a Cecília no: ceciliaghiradelli@uol.com.br

Para fechar, gostaria de ressaltar que existem outras técnicas orientais, como a medicina chinesa que oferecem excelentes tratamentos para a ansiedade, mas preferi fazer o post dedicado aos óleos essenciais, por se a solução mais barata, prática, deliciosa e extremamente eficaz, até mesmo comprovada cientificamente.

Beijos calminhos:)


Obs: Gostaria de agradecer também a minha querida Iara Santana, pela inspiração no título, tarja verde. 

domingo, 25 de março de 2012

Santa Lavanda dos nossos sonhos...


Como disse no post anterior, de uns tempos para cá comecei a ter insônia. Em meio aos meus estudos teóricos de aromaterapia, descobri o óleo essencial de lavanda e comecei a fazer a inalação no banho antes de dormir. 

A técnica é simples, basta pingar 5 gotinhas de óleo essencial de lavanda no  chão do box e ligar o chuveiro morno ou quente. O óleo de lavanda vai evaporar e a inalação pode ser feita no chuveiro mesmo. Procure ficar relaxado e se puder colocar uma música para tranqüilizar ainda mais o seu banho, o efeito ainda é melhor.

Eu li também, que é possível pingar uma gotinha de óleo essencial no travesseiro, mas ainda não testei isso, porque o banho sempre é uma lavada de alma.




Queria reforçar para vocês, que este procedimento não tem nada de esotérico.  O cientista Duraffour (1982) fundamentou a utilização da lavanda no tratamento de estresse e insônia, observando o efeito notável que o óleo tem para equilibrar o sistema nervoso central. O cientista Price (2002)  detectou que este óleo encoraja a aceitação de situações dolorosas, dificuldade para conceder perdão a si mesmo e aos outros. 

Na aromaterapia ele é muito utilizado para tratar o excesso de preocupação, oscilações de humor, instabilidade emocional.




Uma curiosidade para vocês, a lavanda é adorada a milênios e era o aditivo predileto de banho dos gregos e romanos.  O seu nome deriva do verbo latino Lavare, que significa lavar.

Existem várias marcas no mercado para este óleo, mas vou indicar as mais recomendadas, que tenho certeza que o óleo é 100% natural.

Seguem:







                                                                                      









Bons sonhos para vocês.




sábado, 24 de março de 2012

Sinta-se bem, Sinta-se clean, Sinta-se zen....

Olá, Pessoal!!

Queria aproveitar este primeiro post para contar um pouco da minha história e de como nasceu a Zen Clean.

Eu sou engenheira e astróloga de formação, cursei MBA em gestão de novos negócios e atualmente trabalho em uma agência de publicidade com foco no online. Sou curiosa e estudiosa de técnicas milenares, tais como: o Reiki, a medicina ayuvédica, Shiatsu, aromaterapia, cromoterapia, a própria astrologia e entre outras. 

Assim como muitos de vocês, de uns meses para cá, comecei a ter insônia e não conseguia dormir. A mente pensante e criativa, somada aos problemas do dia dia me impediam de usufruir de uma noite maravilhosa de sono. Definitivamente, isso não era uma coisa que eu queria para a minha vida, estão fui buscar algumas técnicas alternativas para reduzir o meu stress e conseguir viver melhor. A primeira dica que encontrei vocês verão no próximo post.

Uma outra preocupação minha é com a harmonia e a energia da minha casa. A casa é o lugar onde passamos mais de 1/3 de nossas vidas e ó o local que influencia muito na nossa prosperidade também.



Acredito que um ambiente limpo e harmônico é capaz de gerar prosperidade. Prosperidade é ter uma vida abundante. Prosperidade é ser abundante. Prosperidade é pensar, sentir e emanar abundância em todas as áreas da vida.


Complementando, um indivíduo com equilíbrio interior, ele é mais harmônico e cria uma atmosfera positiva propícia  e criativa para o seu crescimento.

Os meus posts serão dedicados a testes produtos, bem estar e técnicas que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida e a todos vocês.

Estou muito feliz de estar aqui.

Sinta-se bem, sinta-se clean, sinta-se zen... 

Beijos,
Fernanda Miguez